Sunday, October 26, 2008

Os povos "Barbaros" ( 6° ano)

Lombardos e Vândalos




Francos



Visigodos

Anglo saxões



Os Vikings

Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.
Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.

Principais Povos Bárbaros:

· Francos : estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco (veja exemplo de obra de arte abaixo)
· Lombardos : invadiram a região norte da Península Itálica
· Anglos e Saxões : penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
· Burgúndios : estabeleceram-se na sudoeste da França
· Visigodos : instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica (veja exemplo abaixo da arte visigótica)
· Suevos : invadiram e habitaram a Península Ibérica
· Vândalos : estabeleceram-se no norte da Africa e na Península Ibérica
· Ostrogodos : invadiram a região da atual Itália.
A maioria destes povos organizavam-se em aldeias rurais, compostas por habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Praticavam o cultivo de cereais como, por exemplo, o trigo, o feijão, a cevada e a ervilha. Criavam gado para obter o couro, a carne e o leite. Dedicavam-se também às guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Nos momentos de batalhas importantes, escolhiam um guerreiro valente e forte e faziam dele seu líder militar.Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para estes povos havia uma vida após a morte, onde os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.A mistura da cultura germânica com a romana formou grande parte da cultura medieval, pois muitos hábitos e aspectos políticos, artísticos e econômicos permaneceram durante toda a Idade Média.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Wednesday, October 22, 2008

Geografia da energia - As usinas nucleares (7° ano)

Usina nuclear de Angra dos Reis

As Usinas Nucleares mais conhecidas como Bombas-Relógio foram o resultado de uma precipitação da ciência. Lançadas como a solução definitiva da fonte de energia, demonstraram depois que trazem mais malefícios do que vantagens.
Mesmo assim, alguns países dependem quase que exclusivamente desse tipo de usina. Na França, por exemplo, cerca de 80% de toda energia elétrica produzida é de origem nuclear. No Japão é pior, chega a 90%.
Os países que não têm recursos hídricos nem petrolíferos não têm outra alternativa. Necessitam descobrir um novo processo nuclear seguro. Caso contrário terão que fechar as portas
Chamam-se Nucleares por que utilizam a fissão nuclear, isto é, os átomos são quebrados numa máquima chamada reator, emitindo uma grande quantidade de calor. Esse calor é usado para aquecer a água.
Além do calor, produzem um produto chamado Rejeito Nuclear, material que contém altíssimas quantidade de radioatividade, extremamente nociva para todas as formas de vida, cancerígena, causa leucemia e outras formas de câncer e demoram cerca de 100.000 anos para diminuirem sua carga tóxica.

1. A Energia Elétrica é produzida por um Gerador.

2. O gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina.

3. A Turbina é movida por um Jato de Vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é jogado fora na atmosfera.

4. O Vapor é produzido por um Caldeira.

5. A Caldeira é aquecida com a fissão nuclear. O resíduo da reação vai poluir o meio ambiente durante 150.000 anos.

O Brasil possui 3 (três) Reatores Nucleares fabricado para uma tecnologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo.
O de ANGRA 1 é mais conhecido como Usina Vaga Lume.
O de ANGRA 2 ainda está sendo construído. São décadas e mais décadas de construção.
O reator de ANGRA 3, comprado dos alemães, ainda se encontra armazenado na Alemanha, no porto de Hamburgo, em galpão climatizado para não enferrujar.

Saturday, October 18, 2008

O estudo da biogeografia (6º ano )

Na região amazônica os complexos biogeográficos vida-geografia se relacionam de forma intensa.
A palavra biogeografia quer dizer geografia da vida ou distribuição geográfica dos seres vivos. Os biogeográfos são aqueles que tentam compreender os diferentes padrões de distribuição dos animais e plantas. Para tanto buscam reconstruir estes padrões, unindo a história da Terra em diferentes escalas espaciais e temporais à história das formas dos seres vivos, ou seja entender como se processaram as modificações morfológicas de animais e plantas, quais suas causas e como isso aparece refletido no espaço geográfico.

Neste sentido, A vida faz parte da geografia do planeta, uma vez que é possível identificar relações que comprovam esse vínculo vida-geografia, ou biogeográfico, nos aspectos do relevo, nas condições climáticas e até na composição da atmosfera terrestre.




Thursday, October 16, 2008

Reflexões sobre a história

"A história dos diversos povos existentes no mundo, nos traz à diversidade dos diferentes hábitos, costumes, religiões e a forma como esses povos observavam, interpretavam e construíam suas sociedades. Todos esses fatores são fragmentos construídos e ainda construtores do presente de nossa própria história universal."

“No início, os homens viviam em estado natural, obedecendo apenas aos seus próprios interesses individuais. Por isso a vida dos homens era uma guerra permanente de ‘todos contra todos’. Para evitar a destruição da humanidade e conseguir a paz e segurança, os seres humanos decidiram renunciar a todo o direito e a toda a liberdade para se submeterem a um senhor, um soberano.”

Leviatã - Thomas Hobbes

" história do Brasil nos traz uma gama de acontecimentos importantes que marcaram nossa história, tais como: Os movimentos das entradas e bandeiras do século XVII, o trabalho dos imigrantes nos cafezais no final do século XIX e as lutas operárias do século XX. Todos esses acontecimentos contribuíram para as transformações positivas e negativas da história do Brasil do nosso presente."