Sunday, September 21, 2008

Diferenças regionais e problemas sociais no Brasil

O Brasil é um país de grande desigualdade social, sua desigualdade não só esta evidenciada nos diferentes perfis da população e sua distribuição, como também nas formas produtivas de apropriação do espaço, assim como também na luta dos movimentos sociais para melhor distribuição das riquezas.
Um dos grandes problemas que vêm assolando a população brasileira atualmente, é a enorme desigualdade existente entre as regiões ao qual vêm contribuindo drasticamente para as diferenças no mapa da riqueza brasileira.
O número elevado de migrações internas existentes no Brasil reflete também a forma como a renda e a riqueza encontram-se mal distribuídas no país. Mesmo entre as metrópoles, as diferentes cidades brasileiras apresentam níveis de desenvolvimento maior ou menor, dependendo da infra-estrutura, economia, proximidade do litoral e nível de vida de seus cidadãos. O aumento populacional desenfreado sem políticas de conscientização e redução das taxas de natalidade, contribui para o aumento das migrações sobrecarregando às grandes metrópoles contribuindo para o crescimento desordenado.