Wednesday, September 13, 2006

Ecossistema dos manguezais

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
Rhizophora mangle (mangue vermelho)
Laguncularia racemosa (mangue branco)
Avicennia sp (mangue preto, canoé)
Conocarpus erectus (mangue de botão)
A espécie Laguncularia racemosa, merece destaque por ser a única espécie típica de mangue encontrada no Arquipélago de Fernando Noronha, no único manguezal na Baía do Sudeste.
A fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes de proteína animal de alto valor nutricional. Os recursos pesqueiros são considerados como indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira
Os principais fatores que causam alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do manguezal são:
· Aterro e Desmatamento
· Queimadas
· Deposição de lixo
· Lançamento de esgoto

3 comments:

Anonymous said...

oi professor,sou eu a hellen da escola q vc ensina,o meu irmão rafael pediu p eu ver o seu blog e vai me ajudar bastante nos deveres!
até outro dia e eu já fiz meu trab. de história e geografia.
xau!?:D

Prof: Raul Vicente said...

Ola Hellen, espero que tenha gostado do blog!!
Com certeza terei maior prazer em ajudá-la

abraços e até sexta

Anonymous said...

até prof!!!!!!!!!